Quem somos

O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE) e o Instituto Coração de Estudante (ICORES), promove, na rede cearense de educação pública, o intercâmbio de conhecimentos entre universitários e estudantes da educação básica. Graduandos de diversas áreas recebem formação para proporem projetos de apoio às escolas públicas do estado. Com o acompanhamento da equipe pedagógica, os bolsistas desenvolvem projetos estruturados com a metodologia da Aprendizagem Cooperativa.

Os projetos, elaborados pelos bolsistas, devem auxiliar a construção de um ambiente escolar público, democrático, que estimule a participação social e promova a autonomia intelectual. Para alcançar a excelência acadêmica com equidade, a escola precisa ser estruturada como um espaço promotor de relacionamentos positivos, saudáveis e igualitários. Professores e alunos são responsáveis pelo o êxito do desenvolvimento cognitivo. A cooperação e a solidariedade, percebidas como elementos pedagógicos, estimulam o protagonismo estudantil. O diálogo e o questionamento são elementos articuladores desse processo de ensino e aprendizagem, o estudante torna-se agente responsável pela própria formação e colaborador do professor.

As ações são desenvolvidas nas escolas públicas do Ceará e nas Escolas Populares Cooperativas (EPCs), associações estudantis localizadas em Pentecoste, Umirim, Apuiarés e Paramoti.