EPCs

As Escolas Populares Cooperativas são associações estudantis formadas por estudantes pré-universitários, universitários e graduados que ingressaram na universidade através do PRECE, e que utilizam a aprendizagem cooperativa e a solidariedade como princípios e estratégias de ação. São 13 EPCs localizadas nos municípios de Pentecoste, Apuiarés, Paramoti e Umirim.

Município de Pentecoste

Está localizado na microrregião do Vale do Curu há 89 km de Fortaleza. Possui cerca de 35 mil habitantes e é considerada a cidade do peixe pelo potencial hídrico do seu principal açude do município, o Pereira de Miranda. A economia se baseia na piscicultura, na produção de coco e banana, além dos empregos gerados por uma fábrica de calçados.
Está localizado há 111 km de Fortaleza, situado na microrregião do Vale do Curu, possui cerca de 14 mil habitantes. A economia está baseada na agricultura, na pecuária e nas pequenas indústrias existentes no município como cerâmicas.
Está situado às margens do rio Canindé, no Sertão Central cearense. É conhecida como a cidade da Paz e fica há cerca de 104 km de Fortaleza. A economia se baseia na agricultura de subsistência, na criação de pequenos animais, no funcionalismo público e no pequeno comércio.
Está localizado na região Norte do Ceará, há 90 km de Fortaleza. Possui cerca de 18 mil habitantes (IBGE, 2010)e sua economia se baseia na agricultura de subsistência, na criação de animais de pequeno porte, no comércio e no funcionalismo público municipal.